quarta-feira, 10 de outubro de 2012



"Quem emprega o poder estratégico comanda os homens em batalha como se fossem toras e pedras em movimento. A natureza da pedra e da madeira determina que fiquem paradas quando estáveis,mas que se movimentam quando em terreno íngreme. Se são quadradas, param; se redondas,tendem a se mover. Assim o poder estratégico daquele que excele em empregar os homens na guerra é comparável a rochas redondas precipitando de uma montanha de mil  braças. Essa é a configuração estratégica do poder."

Suntzu Sun Pin, A arte da Guerra.

Atualmente seus textos são utilizados para enriquecer a estratégia na administração principalmente no Marketing  e em outras áreas do conhecimento em que há aplicação no controle de massas. Um texto bem atual apesar de ter sido escrito a mais de dois  mil anos para arte militar e aplicado até os dias de hoje na China e. Um livro muito utilizado em países Asiáticos e em campo mais restrito aqui no ocidente, como na Marinha Americana.

Se de forma implícita ou abertamente podemos ver seus ensinamentos nas disputas políticas, onde o povo é usado como massa de manobra, como soldados em batalha, seguindo apenas os objetivos traçados pelos seus queridos generais. Do ponto de vista dos políticos, no entanto o povo é como rocha e madeira seguindo seus alvos já determinado montanha abaixo. Mesmo com o suposto poder de escolher, só podem escolher alternativas já traçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário